quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os contos preferidos de Mário de Andrade

No ano de 1938, a Revista Acadêmica, que reunia em seu conselho diretor autores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, propôs um inquérito a cada um dos membros: “Quais são os dez melhores contos brasileiros?”

Mário de Andrade, na contramão dos colegas, anotou em sua reposta: “Os dez melhores contos da literatura brasileira são, pelo menos, duas dúzias”. 

Organizado pelo escritor e crítico literário Luiz Ruffato, o livro reúne 23 títulos de 21 autores diferentes citados por Mário de Andrade. Entre eles, Álvares de Azevedo, Machado de Assis (que comparece com três histórias), Artur Azevedo, J. Simões Lopes Neto, Afonso Arinos, Valdomiro Silveira, João do Rio, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Roque Callage, Gastão Cruls, Léo Vaz, Menotti Del Picchia, Hugo de Carvalho Ramos, Rodrigo M. F. de Andrade, Ribeiro Couto, Alcântara Machado, João Alphonsus, Darcy Azambuja e Marques Rebelo – todos elencados por Ruffato de acordo com a data de nascimento. Na revista, Mário de Andrade os listou “sem ordem de preferência”, em suas palavras.


Livro: Mário de Andrade: seus contos preferidos
Organização: Luiz Ruffato
Editora: Tinta Negra
Ano da edição: 2011
Páginas: 312


Acesse também: http://biblioo.com.br/os-contos-preferidos-de-mario-de-andrade/

ALUGA-SE ou ALUGAM-SE casas


Esta é uma dúvida realmente muito frequente. Deste modo, para evitar o erro, tente compreender qual a função da partícula "se".  Veja o exemplo:

Quando a partícula “se” é apassivadora, o verbo deve concordar com o sujeito passivo: 

“Alugam-se casas” (=Casas são alugadas); 
“Alugam-se apartamentos” (=Apartamentos são alugados); 
“Consertam-se geladeiras e fogões” (=Geladeiras e fogões são consertados).

Veja estes exemplos:

1.
Faz-se unhas: o que é feito? Unhas. Então: Unhas são feitas ou Fazem-se unhas.

2.
  Vende-se casas: o que é vendido? Casas. Então:  Casas são vendidas ou Vendem-se casas.

3. Aluga-se um carro de passeio: o que é alugado? Um carro. Então, a frase está correta: Um carro de passeio é alugado ou Um carro é alugado para passeio.

Agora que você percebeu a diferença, não erre mais, nem fique em dúvida ao escrever ou falar, pergunte ao verbo “o que...?” e fique tranquilo. 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Documentário: Poeta de Sete Faces

Sinopse: O documentário trata das três etapas que correspondem às fases distintas da obra de Carlos Drummond de Andrade e caracterizam momentos de sua vida. A primeira fase, chamada "Vai Carlos, ser gauche na vida", registra do seu nascimento até o final da sua "Poesia Modernista". A segunda fase, chamada "A vida apenas, sem mistificação", começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o "poeta do seu tempo", o momento de atuação política na vida do escritor, aliada à sua obra de crítica social. A terceira fase, chamada "Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno", do início dos anos 50 aos anos 80, a fase do poeta-filósofo, do verso enigmático, do cronista de sucesso no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, da glória literária sendo Drummond considerado um mestre da língua, dos prêmios homenagens e troféus, dos filmes adaptados de sua obra, dos netos que nascem e a família se prolonga e do retorno aos temas do passado e da memória.  


Dados técnicos:
Título no Brasil: Poeta de Sete Faces
Título Original: Poeta de Sete Faces
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 94 min.
Idioma: Português
Ano: 2002
Direção:  Paulo Thiago
Link http://www.youtube.com/watch?v=nIaiw_ZC08k


 

Documentário: Livro do Desassossego

Sinopse: O documentário traz depoimentos de escritores, intelectuais e estudiosos da obra de Pessoa como o autor angolano José Eduardo Agualusa, que até cita o fato de nós brasileiros acreditarmos que Fernando Pessoa é um de nós, assim como pensamos o mesmo sobre Eça de Queiroz, devido serem lidos aqui tanto ou mais do que em Portugal. De todos seus heterônimos, apenas um deles conseguiu ser, segundo o próprio Pessoa, uma ruptura dele próprio. Este foi Bernardo Soares, o autor do Livro do Desassossego. Livro póstumo editado a partir de escritos compilados, em que Fernando Pessoa apresenta a si próprio através desse “semi-heterônimo” como assim o descreveu.


Dados técnicos:
País: Portugal
Duração: 50 min.
Direção: Diogo Infante
Ano: [2009]
Gênero: Documentário
Link http://www.youtube.com/watch?v=JBYmRtYb0zQ&feature=player_embedded


 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011